Yoga
YOGA é uma palavra muito desgastada atualmente, principalmente porque seu sentido original foi se perdendo com o passar dos séculos. Yoga é uma ciência do autoconhecimento. Para atingir esse autoconhecimento, usa técnicas variadas: posturas físicas (ãsanas), exercícios respiratórios (prãnãyãmas), meditação, mantras, mudras, entre outras. Mas o Yoga é principalmente uma forma de ver o mundo, uma forma de estar no mundo, buscando uma vida de valores éticos, como não-violência, verdade, perseverança, contentamento, estudo, fé.
Praticamos Yoga para aquietar a mente. E para que? Para que, com a mente aquietada, sejamos capazes de perceber nossa real natureza, nosso Eu verdadeiro. Não somos o conjunto de papéis que desempenhamos – pai/mãe, filho(a), amigo(a), aluno(a), profissional, marido/esposa – nós apenas estamos desempenhando alguns desses papéis hoje. Também não somos as coisas que possuímos, e nem sequer o nosso corpo, mente ou pensamentos. Todas essas coisas são transitórias.
Nossa mente também se agita por vivermos pensando no futuro, o que faz surgir preocupação, ansiedade, medo, insegurança. Ou então vivemos no passado, que muitas vezes nos traz remorsos, arrependimentos, lembranças. Assim, nos esquecemos que vida só acontece no presente.
O Yoga que praticamos tem as origens na tradição Védica, sendo os Vedas (“Veda” quer dizer “conhecimento”) as escrituras mais antigas que a Humanidade conhece. O principal texto que sistematiza o conhecimento do Yoga é o “Yoga Sūtras”, de Patañjali. Nele, no segundo sūtra, o autor explica:
Pode ser traduzido como: “Yoga é a cessação/recolhimento (nirodhah) das agitações (vrtti) da mente (citta)” ou “Yoga é a cessação da identificação com as flutuações da mente”. E então, a partir daí, descobrimos nosso Ser verdadeiro, e nos conectamos com nossa verdadeira natureza.
O Yoga é, assim, o caminho e é também a meta. Deixe o Yoga mudar sua vida. Pratique e seja feliz!
YOGA PARA MATURIDADE ?
Sim! Nosso corpo e nossa mente vão mudando com o tempo. Cada idade pede atividades diferentes, e os objetivos por trás dessas atividades são também diferentes.
O Yoga é uma prática que pode ser feita por qualquer pessoa, de qualquer idade. Na maturidade, o Yoga nos ajuda em vários aspectos:
-
Estimula o equilíbrio e reduz, assim, os riscos de queda.
-
Desenvolve força e tônus muscular, que naturalmente perdemos com o passar dos anos.
-
Reduz ansiedade, e com isso ajuda a melhorar o sono e a digestão.
-
É um momento de socialização importante para os mais velhos, que muitas vezes moram sozinhos. Esse aspecto contribui para a redução das tendências à depressão e para o aumento da felicidade.
As aulas são preparadas para esse público, e usamos suportes (almofadas, bloquinhos, mantas, faixas, cadeiras etc.) sempre que necessário para tornar a prática mais segura e agradável.
Marque uma aula experimental , e venha tomar um chá com a gente!
Turma da Maturidade: terças e quintas, das 10:15 às 11:15, com a professora Cris Garcia.
e-mail contato@dharmabhumi.com.br ou pelo WhatsApp (21) 97008-5889